Enredo: Do Congo a Vila Bela, a história do negro em Mato Grosso


ALUA-YE MÃE ÁFRICA

NEGRA FORMA DE VIVER

O MEU CANTO É DE FÉ

VEM PRA BOCA SE BANHAR DE AXÉ



NO LIMIAR DA NOSSA HISTÓRIA NASCEU VILA BELA A PRIMEIRA CAPITAL

NEGROS FORAM TRAZIDOS A MILHARES NA BUSCA DO OURO VIVEU A TRISTE ESCRAVIDÃO

MESMO DE BAIXO DA CHIBATADA ELES SONHAVAM COM A LIBERDADE

FOI NO QUARRITERE QUE SE ENCONTROU FELICIDADE

DEPOIS ABANDONADO A PRÓPRIA SORTE NOS ANOS DE ISOLAMENTO MOSTROU QUE A RAÇA É FORTE






Os tambores anuncia tem mandinga tem magia sarava meu pai

Oferendas nos terreiros em louvor aos orixás

Abre a roda e capoeira da rasteira vem o tombo

Bate no couro nego tem festa no quilombo

Canjinjin bebidas dos deuses

Chorado e Congo nas margens do gaupore

E de emocionar um povo que mostrou tanta bravura

Seus filhos espalhados neste chão valorizando a sua cultura

Foi no araes que eu vi um batuque gostoso

Que sempre sera eterno meu urubu cheiroso

Faço de tudo pra te ver sorrindo

Ah meu deus o negro é lindo